O homem acorda através dos sentidos. Os cinco sentidos do corpo podem e devem ser uma ferramenta poderosa para um início de cognição com a imensa dignidade, a inocência pura da presença sagrada. Através da consciência plena dos efeitos benéficos que os sentidos podem exercer para abrir os canais de ligação com o sentimento da emoção, que toca fundo no coração, você pode começar a acessar aquele espaço de calma despontando no seu interior”.
Rudolf Treichler
Temos certeza que a beleza e a tranquilidade da Natureza ao redor do Instituto Accordare facilitará o encontro com aquela parte mais íntima de cada pessoa: a sua essência. Esta parte que é bela, divina e que guarda todos os seus talentos mais preciosos.
E como se dará este encontro? Acordando seus sentidos e refletindo sobre o que cada um deles representa para o seu viver. Convidaremos as pessoas a pararem um minuto e perceberem nos dias de hoje como elas utilizam seus Cinco Sentidos. Facilmente perceberão que eles são mal utilizados e atropelados pelo ritmo frenético de uns, ou a insatisfação pessoal de outros.
Se tomarmos cada um dos sentidos, iremos perceber:
  • Visão: as pessoas não veem os outros de verdade ou o que se passa ao seu redor, ou se veem, procuram ignorar e pensam: “não é comigo”.
  • Audição: as pessoas não escutam os outros nem a si mesma, há tanta agitação mental e necessidades extremas a serem atendidas, que ouvir a voz do coração ou a voz de quem vive ao seu lado é algo impraticável.
Beautiful child with flower
  •  Olfato: as pessoas não respiram naturalmente, a respiração, fonte da vida, é algo mecânico e nunca pausado, ritmado, fortalecendo as células e a integridade do ser: aqui o olfato fica prejudicado. Poderia também lhe perguntar quando foi a última vez que você sentiu o perfume de uma flor, ou da terra molhada pela chuva? 
  • Paladar: as pessoas não degustam mais os alimentos que ingerem, é tudo tão “corrido”, é tudo tão quimicamente preparado que o sabor, o paladar, ficam esquecidos, não se pode perder tempo com uma refeição pausada e natural. Sem falar na qualidade dos alimentos ingeridos, na desarmonia entre as necessidades vitais do corpo humano e o que lhe é oferecido. 
Family hands on team
  • Tato: as pessoas raramente usam o toque como uma forma verdadeira e desinteressada de relacionamento com os outros; ou este toque é evitado através da distância criada hoje pelo chamado “mundo virtual”, ou é feito em demasia em encontros meramente carnais e vazios, ou pior ainda, este toque se dá por meio da violência, opressão, crueldade e ainda através de tantos séculos, na existência de guerras.
Para restabelecer a harmonia e a paz nos sentidos, o convite que faremos será:
  • Olfato: respirar natural e conscientemente, fortalecendo todas as células e a integridade do ser; sentir o perfume de uma flor ou da terra molhada de chuva.
  • Visão: olhar para quem está ao lado e tomar genuíno interesse em sua pessoa; olhar e ver realmente o que a vida apresenta; olhar para sua verdade interior.
  • Paladar: redescobrir os sabores e cores dos alimentos e sua total conexão com a Saúde Física e Emocional.
  • Tato: elaborar uma forma amorosa de contato com o mundo externo e interno; valorizar a dádiva das trocas feitas ao vivo, com presença.
  • Audição: escutar as pessoas ao seu redor, escutar a si mesmo; acalmar a agitação mental e assim ouvir a voz do coração e a voz de quem vive ao seu lado.
A experiência que o Instituto Accordare propõe ao visitante durante a visita é: acordar seus sentidos, sua intuição e sua fé. Acordar seus talentos, sua força, sua alegria, suas certezas, sua paz interior, seu pleno amor por si mesmo, pela humanidade, pelo planeta. E acima de tudo, sua conexão, sua unidade com o Divino Criador. Além disso, que lhe seja mostrado como permanecer sempre nesta conexão, nesta união.