Geralmente a criação de um logo para uma empresa é algo complexo, demorado, pautada por noções técnicas, artísticas e levando sempre em conta o que a marca quer dizer para o cliente ou consumidor.
No nosso caso, recebemos o logo de presente, através das lentes da arquiteta Maria Lúcia Mendes Gobbi. E bastou um pouco do talento e tempo da designer gráfica Natália Mattos, da Kairós Soluções Empresariais, para deixá-lo ainda mais lindo e perfeito!


Instituto-Accordare-Foto-Original

Foto Original de Maria Lúcia Mendes Gobbi


Na primeira visita ao sítio Apeiron (local do futuro Instituto Accordare) em maio de 2012, Maria Lúcia tirou muitas fotos – E qual não foi sua surpresa quando, ao revê-las, encontrou uma, com fundo branco, e uma imagem que se assemelhava a um cálice, nas cores rosa, violeta, laranja e dourado. Ao mostrá-la para Joyce Amaral Mattos, fundadora do Accordare, ambas tiveram a certeza de que aquela foto era muito especial e estava conectada com o Instituto.

“Eu vi um cálice, com a base violeta e a parte superior em dourado e laranja; pode ser uma representação do trabalho que irá acontecer lá com as pessoas: elas entrarão no cálice (ou cale-se!), e com a ajuda do fogo violeta da transmutação, encontrarão o Criador, banhado em Sua luz dourada”,

Foram essas as palavras de Joyce na época. Ainda lembrou que a cor laranja significa “a serviço”. Ela havia imaginado uma rosa, mas quando viu a imagem “recebida” de um Cálice, teve a certeza de que o logo já estava pronto!
Para confirmar a relevância do símbolo, ainda duas amigas (conhecedoras do projeto) assim escreveram quando viram a foto:

“O principio se fez compaixão pelo outro. A queima das cargas negativas levando a transformação.” Patrícia Stanquevisch.

“Que presente, hein? Fiquei um tempo olhando a imagem e o que me veio é que o que está no alto… na foto é dourado e que é um ponto onde a luz superior trabalhará com as emoções (laranja), transformando-as em consciência (lilás)… Bom, o logo está pronto, não é?” Nisia Carvalho.

A presença de um Cálice no Instituto Accordare já havia sido mencionada antes, em uma das mensagens recebidas por Joyce no ano de 2011. A forma dele deveria ser marcada no terreno, para que todas as construções do Instituto fossem construídas dentro de seus limites. No mês seguinte ao recebimento da foto, Joyce esteve em Jerusalém, e em uma capela do Monte das Oliveiras encontrou em um vitral o exato desenho do Cálice a ser utilizado no Instituto. Os Cálices sempre tiveram lugar de destaque em rituais e cerimônias de várias religiões ao longo da história da humanidade, geralmente usados como recipientes de líquidos sagrados ou com poderes curativos.


logo-instituto-accordare

Logo do Instituto Accordare


O significado do Cálice para o trabalho do Instituto é lembrar os visitantes e frequentadores de dois pontos importantíssimos:
  • Somos todos cálices vivos e existimos para nos preencher com a Luz Divina, fortalecendo ainda mais aquilo que somos.
  • A Fonte Suprema, o Divino Criador, é um grande cálice onde estamos todos contidos.
Assim, marcar um Cálice na terra pertencente ao Instituto é ancorar as energias desse símbolo tão forte e auspicioso, e assegurar o direcionamento para o trabalho futuro do Instituto Accordare. Em 12/julho foi realizado um Mutirão e essa tarefa foi cumprida. Agora nosso logo está mais belo e totalmente alinhado com a missão do Instituto Accordare!