O Instituto Accordare tem por objetivo principal oferecer um lugar de paz para que as pessoas possam experimentar uma transformação interior, reconhecendo a conexão com o Criador e com a própria Alma. A proposta é revitalizar os Cinco Sentidos, facilitando assim o despertar interior.
Como pilares do trabalho, o Accordare tem Amar, Servir e Sorrir.
AMAR
Amar, Sorrir e Servir - Pilares do Instituto AccordareO que falar sobre o Amor que não já tenha sido escrito por Mestres, Filósofos, Autores e Santos durante toda a história da Humanidade? Sentimento invariavelmente discutido, e que sempre encontra definição única no coração de cada ser humano.
Para mim, amar é cuidar, é acolher, é olhar, é escutar tudo que é vivo e está ao nosso redor. É uma vontade, um ímpeto de ajudar o outro em todas as suas questões, mirando sempre seu bem-estar e alegria. Mas para ser capaz desta atitude, o amor primeiro deve ser direcionado a nós mesmos, primeira grande escola do ato de amar. Quem não experimenta o amor por si mesmo não conseguirá nutrir este sentimento pelos demais.
Amar é se emocionar com o pôr do sol, é ajudar uma criança em sua tarefa escolar e ver seu sorriso de agradecimento, é ficar ao lado de um amigo enfermo e conversar com ele através de olhares. É sentir um calor no peito após cada boa ação, é sentir o pulsar da vida e tudo que nela existe.
Amar é se colocar no lugar do outro, mesmo que você não queira fazê-lo, mas porque sabe que aí está a chave para descobrir o amor por detrás de atos ou aparências. É simplesmente se doar e ver o outro crescer, modificar-se, unir-se a você pelo simples e grandioso presente recebido, é acreditar no amanhã, na vida que se renova e nas pessoas que vivem ao nosso redor ou nas partes mais distantes deste planeta, mas que estão da mesma forma conectadas ao nosso viver.
SERVIR
A receita para “quebrar a casca do ego” é a prática do serviço.

Servir aos homens ajudará o desabrochar da Divindade em vocês. O serviço alegrará os seus corações e os fará sentir que suas vidas têm sido proveitosas. Serviço ao homem é serviço a Deus, pois que Ele está em cada homem, em cada ser vivo, em cada pedra e em cada árvore. Ofereçam seus talentos aos pés de Deus. Que cada ato possa ser como uma flor, livre dos vermes rastejantes da inveja e do egoísmo, mas com a fragrância do amor e do sacrifício.” Sathya Sai Baba

Sathya Sai Baba aprofunda o tema do serviço em muitas ocasiões. O mais importante é a atitude interna, o espírito no qual se dedica o serviço. A qualidade dessa disposição interior é que determina o benefício espiritual obtido. O serviço oferecido sem visar a ganho ou recompensa constitui a prática mais eficaz para remover o ego e, consequentemente, desobstruir a manifestação das qualidades divinas inerentes ao indivíduo.

 Para escapar do abismo dos sofrimentos terrenos, é necessário viver com amor a Deus e a todos os seres viventes, inclusive com amor serviço criativo para as outras pessoas. O serviço às pessoas consiste em ajudar-lhes em sua evolução positiva, esse é o serviço a Deus.” Sathya Sai Baba

SORRIR 

O sorriso engrandece os recebedores sem empobrecer os doadores.” Mario Quintana

Amar, Sorrir e Servir - Pilares do Instituto AccordareEstá comprovado que bom humor e otimismo vacinam nosso corpo contra todo tipo de doença. Quem sorri estimula o cérebro a liberar endorfina e serotonina . Essas substâncias proporcionam uma sensação de prazer e bem-estar, além de ativarem o sistema imunológico. Essa imunização ajuda a prevenir, principalmente, doenças ocasionadas por elevado grau de estresse. O sorriso combate a depressão e o estresse, diminui a pressão arterial, melhora a digestão, desintoxica o organismo, espanta a dor e até deixa a pele mais bonita.
Assim que cultivar o bom humor é uma postura saudável de vida para todos. Devemos reconhecer as emoções boas ou más e respeitá-las. Mudar a forma de olhar para a vida não é fácil, mas é bastante possível incorporar o bom humor no nosso dia-a-dia.

 O sol está dentro de cada um.
Sorrir e acreditar em si são o caminho para alcançara luz e o brilho que irradia da própria existência e acalenta a crença em nós mesmos. Acreditemos no próprio sol, ele mora no “eu”e ilumina o tudo e o todo. A gargalhada é o sol que varre o inverno do rosto humano.” – Victor Hugo

Conviver com as pessoas levando um sorriso no rosto, eis a dica para facilitar os relacionamentos e trazer harmonia e calor humanos aos contatos diários.
Queremos que você se inspire e viva estes pilares em sua vida também!
Diretoria Accordare – CM