A Fundadora – Joyce Amaral Mattos

IMG_0456

No exercício do recordar, volto o olhar para o ponto da jornada onde tudo se iniciou, onde primeiro se manifestou em mim a vontade de servir o outro. Foi na escolha da profissão acredito, no vestibular prestado para Turismo e Hotelaria, no ramo de Serviços. Após a conclusão dos estudos, foram quase 10 anos na área, aprendendo e vivenciando técnicas de atendimento e de relacionamento com o cliente, sendo as mais importantes dar atenção e ouvir. Já possuía estas habilidades em minha alma, mas sem dúvida, as aprimorei mais ainda nestes anos de trabalho em hotéis, pousadas, agências de viagem e empresas de treinamento do setor.

O contato com diferentes seres humanos mostrou-se proveitoso, complexo e cativante. Descobri em mim a capacidade da empatia, da doação e a sensibilidade de ouvir. Qualidades que se fortaleceram ainda mais quando passei a cultivar uma vida espiritual. Por vida espiritual defino o contato com o Criador e os diferentes caminhos que podemos usar para chegar até Ele. Eu, que até os 17 anos havia frequentado a Igreja Católica e suas celebrações, expandi meu universo, estudando sobre outras religiões e conhecendo mais profundamente a espiritualidade e como me relacionar com ela. Estes caminhos resultaram na minha aproximação e integração com o Reino Angélico e com os Mestres Ascencionados.

A consciência conquistada e ampliada por estes contatos espirituais foi de que somos todos filhos do mesmo Criador e, portanto, irmãos. Desta forma foi fácil para eu assumir em palavras e atos uma comunhão e respeito por todos ao redor, incluindo também os animais e a natureza. Uma genuína e bem firmada vontade de fazer ao outro somente o que gostaria que me fizessem, e não olhar ao praticar o bem, somente praticá-lo. Desenvolveu-se cada vez mais minha sensibilidade e capacidade de doação.

Facilmente fui encontrando grupos e pessoas nesta mesma sintonia, e felizmente percebi a bondade infinita e o amor incondicional dos Seres de Luz que nos orientam e guiam a todos. Procurava estar sempre atenta às manifestações, mesmo que pequenas e simples, da presença Divina, e as integrava ao meu dia a dia como algo natural.

O livro “Abrindo Portas Interiores”, de Eileen Caddy, operou em mim verdadeiros saltos de consciência e conexão com o Criador, e realmente cumpriu com a promessa de seu título. Através dele descobri a Ecovila Fundação Findhorn, e depois o Centro de Vivências Nazaré Uniluz, onde participei da atividade chamada “Visita Monitorada” e de uma palestra introdutória sobre o novo curso que teria início ali em seguida, a Pós-Gradução em Psicologia Transpessoal.

Desde esse primeiro contato com a Uniluz, em julho/2011, já fiquei maravilhada e entusiasmada com a possibilidade de passar mais tempo naquele lugar tão bonito e harmonioso. Mas quando me inscrevi no curso e comecei a frequentar as aulas, não imaginava o que estava por vir. Sabia que ampliaria meus conhecimentos, desfrutaria do maravilhoso Campus, faria novos amigos, mas não tinha a menor ideia das transformações e das bênçãos que aconteceriam.

Cheguei ao curso com o objetivo de adquirir mais conhecimentos e experiências que pudessem agregar a outra Formação que eu já frequentava, a de Constelações Familiares. Como não sou psicóloga, vi no Curso de Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal um excelente caminho para aumentar minha “bagagem” e assim poder prestar melhores atendimentos para grupos e indivíduos. Mas o surpreendente foi que durante estes dois anos tudo que aprendi, vivenciei, absorvi serviu para uma melhor compreensão e acolhida de mim mesma. Como costumávamos dizer em aula, tratava-se de “um processo dentro de um curso e um curso dentro de um processo”. O processo de viver a nossa vida fazendo aquele curso, e um processo acontecendo e revirando, transformando, inundando nossas vidas.

Todos os módulos serviram para eu trabalhar profundamente eu mesma, eu e meus relacionamentos, eu e meus sentimentos, eu e todos os papéis que exerço em minha vida, tais como: filha, esposa, irmã, profissional, tia,  amiga, entre outros. Esse foi o ponto mais valioso, em minha opinião, de tudo que experienciamos durante a Pós: aprender a olhar, a escutar, a acolher o outro e a nós mesmos. Com esta “bagagem” adquirida, ficou a certeza de que, uma vez formados, estaríamos capacitadas a cuidar melhor dos outros.

Esta experiência transpessoal foi essencial para me estimular e me instrumentalizar, fazendo com que eu me sentisse preparada e pronta para realizar meu propósito de vida, a criação de uma Instituição voltada à Conexão Divina e ao Servir ao Próximo.

Mas a revelação desta tarefa iniciou bem antes, em novembro de 2009, quando comecei a escrever as mensagens espirituais que recebia em momentos de meditação. Desde as primeiras escritas, sempre era mencionado um lugar lindo, junto à natureza, com várias casinhas dedicadas aos sentidos e da necessidade urgente de acordar as pessoas para seus talentos e sua conexão interior com o Criador. Foi pedido apenas que um terreno fosse doado à Instituição, que posteriormente seria criada, e todas as outras demandas seriam providas por diversos meios e pessoas.

Nazaré Uniluz revelou-se uma instituição muito próxima daquela que futuramente eu abriria, com um ritmo próprio e equilibrado, uma abrangência de credos, uma simplicidade e uma maravilhosa acolhida. Cada fim de semana passado lá suscitava mais compreensões, mais certezas, mais mensagens, e também mais tranquilidade para ir me preparando para a mudança que estava para acontecer. A cada módulo, a cada encontro com o grupo e com os professores, eu pude expandir mais minha consciência, minha intuição, meu olhar sobre a vida, sobre os acontecimentos e pessoas ao meu redor, além de adquirir ferramentas excelentes para construir os passos em direção à realização deste, que se tornou o projeto da minha vida. Minha monografia de conclusão do Curso foi sobre a Criação do Instituto Accordare.

Ao longo de três anos eu e meu marido preparamos a mudança de São Paulo, cidade onde residíamos, para Rancho Queimado, município da Grande Florianópolis, na Serra Catarinense. A mudança não foi somente de cidade ou estado, mas sim de todo um jeito de viver, de relacionar-se com as pessoas e com o meio ambiente. Mudança total de paradigmas como costuma-se dizer, na essência, foi uma mudança de volta ao natural, ao ser por inteiro e uno com tudo, com todos e com o Criador.

Desde dezembro de 2012, nós residimos nas terras da Boa Vista, bairro de Rancho Queimado, a 1.000m de altitude, e já desmembramos 4,2 hectares de nossa propriedade para doação ao Instituto Accordare.

Sempre soube, desde os tempos de Faculdade, que gostava de ajudar as pessoas e me comunicar com elas, e tinha habilidade para isso. À medida que fui recebendo as mensagens, alguns sentimentos foram surgindo em mim tais como dúvida, receio, surpresa, mas também muita alegria, gratidão e entusiasmo por haver descoberto meu propósito de vida. Por mais que parecesse difícil ou trabalhoso construir um espaço tal qual estava sendo relatado, havia muita fé e confiança em mim, e no fundo eu sabia que ele iria acontecer. Não só por acreditar em todas as mensagens, mas também porque vivemos numa época em que as pessoas estão e vivem desconectadas de suas essências, sem descobrir seus talentos e seus propósitos de vida. Elas não experienciam mais os cinco sentidos e assim suas próprias vidas ficam sem gosto, sem cor, sem som, sem perfume e sem toque. Assim, o serviço que o Instituto irá prestar é extremamente valioso e importante para toda a humanidade.

Meus familiares e amigos mais próximos já estão a par de todo o projeto, e muitos apoiam e se sentem parte dele também, inclusive planejando mudar-se para cá e assim poderem ficar próximos de nós e do Instituto. Além das pessoas dos meus círculos de amizades, também tenho conhecido várias outras interessadas nos objetivos da instituição e querendo eles próprios dedicar suas vidas a projetos de cunho social e espiritual. Sentem o chamado, querem mudar de vida e ter mais significado em suas atividades. Como fala a sabedoria indígena: “aqueles da mesma tribo acabam cedo ou tarde se encontrando”. É o que acredito e confio, que a partir de agora, teremos os recursos humanos e financeiros para a construção e abertura do Instituto Accordare!

Seja muito bem-vindo!

Joyce é Bacharel em Turismo e Hotelaria, Pós-Graduada em Marketing Integrado pela Universidade Positivo (PR) e em Psicologia Transpessoal, pela Universidade da Luz, Uniluz (SP). Também é Consteladora Familiar pelo Hellinger Institut Landshut e orientanda da Formação em Natural Medicina Alma da Terra. É proprietária da consultoria Viagens Inspiradoras, que organiza e promove  viagens espirituais e culturais pelos lugares sagrados do mundo.