Instituto Accordare e as EcovilasO Instituto Accordare será criado nos moldes de uma Ecovila, minimizando o impacto na natureza e propagando as bem sucedidas ideias sobre o tema Desenvolvimento Sustentável. Irá contribuir para a preservação dos recursos naturais da região de Rancho Queimado, com a consciência de quem chegou depois, mantendo também dialogo, respeito e convivência harmoniosa com a comunidade.
“Ecovila é um modelo de assentamento sustentável. São comunidades urbanas ou rurais de pessoas que tem a intenção de integrar uma vida social harmônica a um estilo de vida sustentável”.  (WIKIPEDIA)
Entre as práticas utilizadas para alcançar este objetivo, estão:
  • produção local e orgânica de alimentos;
  • utilização de sistemas de energia renováveis;
  • utilização de material de baixo impacto ambiental nas construções;
  • governança circular e empoderamento mútuo na tomada de decisões;
  • economia solidária, cooperativismo e rede de trocas;
  • preservação e manejo de ecossistemas locais;
  • diversidade cultural e espiritual, entre outros.
Pretende-se, inclusive, contato com o poder público local no sentido de conhecer exatamente a realidade socioeconômica do município, procurando identificar oportunidades para que o Instituto atue e assim possa estabelecer vínculos sólidos com a população local.
Dois exemplos de Ecovilas bem-sucedidas que inspiram o trabalho do Instituto Accordare são a Fundação Findhorn e Auroville. 
A Fundação Findhorn é uma associação sem fins lucrativos, parte de uma comunidade espiritual composta de cerca de 400 pessoas e espalhada em torno da baía de Findhorn, ao norte da Escócia.
Fundada em 1962 por Peter e Eileen Caddy e Dorothy Maclean, a comunidade tornou-se conhecida pelo seu trabalho com as plantas e a comunicação com os reinos naturais. Seu compromisso com a prática espiritual no dia a dia e a comunicação com a inteligência da natureza resultaram em jardins extraordinários, desenvolvidos em solo arenoso e árido.
Atualmente a Findhorn Foundation é um centro de educação espiritual e holística que vive e trabalha em estreita colaboração com outras organizações e indivíduos.
A comunidade que cresceu à sua volta continua afirmando a interconexão de toda a vida, através de estruturas espiritualmente, socialmente e economicamente sustentáveis, incluindo o uso de técnicas de construção ecológicas, geração de energia responsável, reciclagem e produção de alimentos orgânicos. A comunidade inclui mais de 40 organizações diversas, todas interconectadas por uma visão positiva da humanidade e da Terra.
Já Auroville é uma comunidade internacional, perto de Pondicherry, no Estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, construída com o propósito de ser uma “Cidade Universal, onde todos, homens e mulheres, pudessem viver em harmonia, independente de nacionalidade, raça, crenças e politica, para realizar  a unidade humana na diversidade.
Auroville - Instituto Accordare e as Ecovilas
Sua proposta urbanística é original e desenvolve a cidade em forma de uma espiral simbolizando a evolução humana e no centro se ergue majestoso o Templo de Matrimandir.
Diretoria Accordare – CM